Tema imposto, encomendado por Lorenzo di Pierfrancesco de Médici para a Villa Medicea di Castello, representa ao centro Vênus (Afrodite) e filho Eros (Cupido). À esquerda está Clóris, sendo tomada por Zéfiro e a sua metamorfose em Flora, que está ornamentada com vestimentas gloriosas típicas de mulheres casadas da época.
Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi, dito Sandro Botticelli (Florença, 1º de Março de 1445 – 17 de Maio de 1510), Foi um célebre pintor italiano da Escola Florentina do Renascimento. Igualmente receptivo às aquisições do introduzidas por Masaccio na pintura do Quatrocento e às tendências do Gótico tardio, seguiu os preceitos da perspectiva central e estudou as esculturas da Antiguidade, evoluindo posteriormente para a acentuação das formas decorativas e da atenção dispensada à harmonia linear do traçado e ao vigor e pureza do colorido. As suas obras tardias revelariam ainda um expressionismo trágico, de agitação visionária, fruto certamente da pregação de Savonarola.
Protegido dos Médici, para os quais executou preciosos registos da pintura de cunho mitológico, foi bem relacionado no círculo florentino, trabalhando também para o Vaticano, produzindo frescos para a Capela Sistina. Foi ainda destacado retratista, com talento excepcional de transpor para a linguagem formal as concepções dos seus clientes o tornou um dos pintores mais disputados do seu tempo. A sua reputação, alvo de um curto reavivar de interesse no século XVI, logo esvaiu-se, e somente com o reaparecimento de uma crescente curiosidade pelo Renascimento, registada no século XIX, e, em particular, pela interpretação filosófica das obras, é que a sua arte volta a adquirir o êxito e a fama que mantém até hoje.
Protegido dos Médici, para os quais executou preciosos registos da pintura de cunho mitológico, foi bem relacionado no círculo florentino, trabalhando também para o Vaticano, produzindo frescos para a Capela Sistina. Foi ainda destacado retratista, com talento excepcional de transpor para a linguagem formal as concepções dos seus clientes o tornou um dos pintores mais disputados do seu tempo. A sua reputação, alvo de um curto reavivar de interesse no século XVI, logo esvaiu-se, e somente com o reaparecimento de uma crescente curiosidade pelo Renascimento, registada no século XIX, e, em particular, pela interpretação filosófica das obras, é que a sua arte volta a adquirir o êxito e a fama que mantém até hoje.
(inf da net)
17 comentários:
Querida Professora,
Desta vez, não me enganei na escolha do pintor....
Fez um bom trabalho de pesquisa, como sempre !
Enviei-lhe uma informação muito importante acerca das aulas bem como a todos os alunos : estamos de férias da Páscoa.
Beijinhos
Christine
Obg Christine já me apercebi que as férias começaram...pensei que era a partir de 1 de Abril...
Bjss e boas férias
Olá, belas fotos de belas telas...Espectacular....
Beijos
Esrta era fácil, mas os painéis, desta vez, deixam-me sem resposta.
Arriscaria em Almada que tem vitrais seus na Igreja de Nª Semhora de Fátima, mas não me parecem estes.
Excluo os dois espanhóis e Amadeo de Sousa Cardodo não o vejo a pintar motivos religiosos.
Sobra Mestre Almada, até pelo traço diria que é dele a autoria, mas não sou capaz de identificar estes painéis(vitrais?)
Um abraço.
Pois só agora...tanto tempo depois,mas sempre em tempo venho agradecer o amável comentário à minha "espraiação "de blogues.
Mas que dizer deste seu? Realmente lindissimo.
Saudações e grata
Obg Fernando Santos, as tuas fotografias tb são lindíssimas
Obg pelo comentário Jorge P G. Fico contente por ter contribuído para criar algumas dúvidas. Estes belos painéis encontram-se num local de culto mas à sapiência.... Eu acho-os lindíssimos...
Ora viva Maria Portugal....muito obg pela visita...e pelo amável comentário.
Bjs de todos cá de casa para todos aí em casa.
Uma pesquisa muito rica, obrigada!
Trata uma matéria que me agrada bastante e tanto há para aprender! À data do quadro de Botticelli, 1478, faziam-se as tintas com ingredientes naturais, desde sementes até à gema de ovo! Hoje vamos às lojas da especialidade, ou às grandes superfícies, e temos uma panóplia tal que até dificulta a escolha ;-)
Já cumpri o meu dever de voto ;-)
Abstenho-me de comentários até a menina divulgar os resultados, para não 'corromper' o jogo nem influenciar outros visitantes, vale?
Bjs
Uma curiosidade / pergunta: os painéis são feitos com pequenos mosaicos? Tipo pastilhas?
:-/
('ó pra' mim intrigada ;-)
linda primavera, botticelli e suas lindas obras
em florença vi trabalhos lindísimos dele e de tantos mestres!
adorei florença, é fantástico!
beijinhos
RR - Os painéis são formados por pequeninos mosaicos sim senhora.
Já recebi a encomenda....VIVA!! Tudo nos conformes....
Olá gaivota - Tb adorei Florença mas o que realmente me deixou deslumbrada na Itália foi....Veneza.
Tb já vi esta lindíssima Primavera num museu em Florença.
bonitos são. Gosto do novo visual...
Obg pela visita menina Violeta. O novo look é mesmo muito passageiro...só até à Pascoa.
Enviar um comentário