14 de junho de 2009

Profissão – Mestre Calceteiro

Esta primeira imagem recolhi numa bela tarde que veraneei pela capital lisboeta. Todas as outra recolhi da net… Da net tb seleccionei pequenos frases representativas . Digamos que é um trabalho de colagem mas não vale a pena estar a rescrever o que acerta a 100% no que nós pensamos

A minha enorme admiração e singela “homenagem ao artista que a concebeu e a executou mas também a todos os calceteiros que, com a beleza do seu trabalho tanto dignificam a nossa Lisboa. Com o seu trabalho artístico que já ultrapassou fronteiras eles têm memorizado pelo mundo aquilo a que se consignou chamar a "calçada portuguesa". “

“Pena é já haver tão poucos e a nossa Câmara estar a poupar...Todos os bairros de Lisboa deviam ter calçada à portuguesa.”

110

Importa “reconhecer a qualidade, capacidade e resistência de um funcionário autárquico…

Ele representa uma especialidade operária que, como muitas outras, não encontra estímulo remuneratório na Tabela Salarial da Função Pública e da Administração Local: Calceteiros.

Sendo muito poucos aqueles que aceitam passar, ao “ar livre” partindo pedra, o seu dia-a-dia. Na nossa terra é este o único que encontro nesta actividade de reparar a calçada que todos pisam e muitos maltratam.

Não só por ser o único, mas pelo bom trabalho que faz, este funcionário merece o nosso Aplauso!”

A belíssima calçada portuguesa encontra-se espalhada por todo o mundo. Ora reparem nestes exemplares em…

Em Lisboa

Em Porto Santo

Ipanema

Copacabana

Macau

5 comentários:

helia disse...

É linda a calçada portuguesa, é maravilhoso o trabalho do calceteiro. Mas será que esta profissão se vai manter durante muitos mais anos? Será que há jovens motivados para a seguir? Tudo depende dos incentivos e parece-me que eles são muito poucos ou nenhuns... Passeei várias vezes pela calçada em Copacabana e nunca me lembrei que a calçada era portuguesa!
Belas imagens e uma merecida homenagem aos calceteiros .

O Profeta disse...

Um areal morno acolheu
Teus passos ávidos da chegada
Caminhas na procura das marcas
De uma espera desencontrada

Calmaria!
A bonança reivindicou o Sol no celeste
Uniram-se os pedaços de rasgada vela
Tua alma retomou o sonho adiante


Boa semana


Mágico beijo

gaivota disse...

trabalhos lindíssimos, minha amiga! já estive para fazer um poste sobre este assunto, pois Fanhões, terra de calceteiros, é aqui, vizinha da aldeia onde moro... e mais, na Nazaré têm-se feito cursos de calceteiros, que já se têm deslocado a várias localidades, há pouco tempo, foram à ilha dde s. jorge e deixaram um trabalho lindoooooooooooooooooo
a nossa calçada potuguesa não morrerrá!
beijinhos

Fernando Santos (Chana) disse...

Olá, belas fotografias...Linda homenagem ao Mestre Calceteiro...Espectacular....
Beijos

Papoila disse...

Uma maravilha estas fotos da calçada portuguesa. Quando pisas Olivença sentes-te em casa pelas suas calçadas.
Belo o trabalho do calceteiro.
Beijos

smileys smileys smileys

ViVa a PrImAvErA - clique e veja o desabrochar da Primavera. Prima no vidro da janela, aguarde um segundo e clique arrastando o rato pela tela toda, limpando a janela!

smiles
Eu respeito os direitos de autor. E tu?

Obrigado pelo comentário

Obrigado pelo comentário