31 de março de 2008

Hoje de manhã saí muito cedo

Hoje de manhã saí muito cedo

Hoje de manhã saí muito cedo,
Por ter acordado ainda mais cedo
E não ter nada que quisesse fazer...

Não sabia que caminho tomar
Mas o vento soprava forte, varria para um lado,
E segui o caminho para onde o vento me soprava nas costas.

Assim tem sido sempre a minha vida, e
Assim quero que possa ser sempre --
Vou onde o vento me leva e não me
Sinto pensar.

Alberto Caeiro




28 de março de 2008

Há que ginasticar o cérebro.

Estive dois dias ausente. Não há meio de me habituar...sempre que os meus filhos partem...ora aqui vai a pontada nas costas; desta vez acrescentada por um fim de ciclo. Quer queiramos quer não, e por pior que lá nos sentíssemos, há sempre a sensação de que este é o último ciclo ainda que, obviamente vá durar muiiiiito tempo.

Mudando de assunto...Já ouviram falar em PENSAMENTO LATERAL? É mais ou menos o que poderíamos ser sem a normalização a que a escola nos obrigou

Pois é muitíssimo interessante. Aqui vai um pequeno resumo:

“Se queres avançar para o infinito, explora o finito em todas as suas direcções”

Goethe

A técnica de pensamento lateral (lateral thinking no original) foi desenvolvida pelo norte-americano Edward De Bono. No essencial, consiste em introduzir em determinado ponto de uma sequência convencional uma provocação gerada pela inversão da forma habitual de fazer as coisas (isto é, aquilo que à primeira vista seria considerado por todos os especialistas como um “disparate”). O objectivo do exercício é explorar a viabilidade dessa sugestão “provocadora”.

O exemplo dado pelo autor (de Bono, 1992) é explícito: suponhamos que a avó Maria não consegue fazer malha porque a neta Matilde de 2 anos de idade não a deixa em paz. Sugestão convencional para resolver o problema: colocar a Matilde dentro do parque infantil. Utilização do pensamento lateral: vamos resolver o problema colocando a avó Maria dentro do parque infantil. É interessante explorar as consequências: no caso convencional, a Matilde iria provavelmente irritar-se e chorar a plenos pulmões, criando um novo problema para resolver. Na solução “provocadora”, a avó Maria pode continuar a fazer malha porque a Matilde não a consegue perturbar, e esta irá procurar outra coisa com que se entreter – a solução “lateral” até parece ter vantagens.

A provocação exercida pelo pensamento lateral e a necessidade de explorar as suas consequências podem conduzir-nos a uma forma paralela completamente diferente de resolver um problema. Mesmo que se venha a demonstrar irrealizável, é provável que tenhamos abordado questões interessantes e gerado ideias para problemas variados que depois poderemos trazer para o nosso universo convencional.

Obviamente, o sucesso do pensamento lateral depende da habilidade do líder (moderador) do grupo em introduzir uma provocação interessante na altura certa. Em regra, os pontos-chave são os mais básicos (se tivermos um diagrama sistémico, os blocos de onde partem mais setas – nós da rede – são pontos óbvios a considerar). Podemos combinar diagramas sistémicos com pensamento lateral para explorar novas dimensões de resolver problemas. Há algumas aplicações informáticas que ajudam neste trabalho, como o Innovation Toolbox da Infinite Innovations, Ltd.

25 de março de 2008

ESPECTÁCULO NO COLISEU
(4 de Abril de 2008)
HOMENAGEM
ÀS
VOZES DE ABRIL
A Associação 25 de Abril continua a evocar os seus 25 anos, estando a fazer esforços para a realização de um espectáculo de homenagem às “Vozes de Abril”.
Os esforços da Direcção, a que se associaram vários associados e amigos, bem como a RTP, foram bem sucedidos. Vamos mesmo homenagear as ‘Vozes de Abril’! e Vozes de Abril são cantores, músicos, poetas, escritores, actores, artistas plásticos, cujas obras expressaram os valores da liberdade e da Democracia.

Assim, no próximo dia 4 Abril (6ª. feira) às 21H30, no Coliseu dos Recreios, realizaremos uma Gala que será gravada para posterior transmissão pela RTP1 na noite de 25 Abril.

Contamos já com a adesão, de um leque bem representativo da(o)s que continuam a cantar Abril (Brigada Victor Jara, Carlos Alberto Moniz, Carlos Carranca, Carlos Mendes, Dulce Pontes, Ermelinda Duarte, Fernando Tordo, Francisco Fanhais, Janita, João Afonso, José Barata Moura, José Fanha, José Jorge Letria, José Mário Branco, Luís Cília, Luís Goes, Luísa Basto, Manuel Freire, Maria Barroso, Paulo de Carvalho, Pedro Barroso, Raul Solnado, Tino Flores, Erva de Cheiro, Vitorino, Waldemar Bastos, entre outros)

E contamos também consigo.

Nesta Gala vamos homenagear todos os que, ao darem o seu contributo artístico, ajudaram a criar condições para que a liberdade fosse conquistada.

O Presidente da Direcção
Vasco Correia Lourenço

Os bilhetes estão à venda, a partir de 14 de Março, na bilheteira do Coliseu (de 2ª. a sábado das 13H às 19H30), Worten, Fnac, Bliss, Lojas Viagens Abreu, Liv. Bulhosa, Pontos MegaRede e www.ticketline.pt ou www.ticketline.sapo.pt). Reservas: 707 234 234

24 de março de 2008

Controlo de acessos

O controlo desta semana é insuficiente. Por duas ou três ordens de razões; o contador pifou ou, pelo menos, foi passar a Páscoa a casa porque está indisponível; assim sendo não posso saber quantos nos visitaram esta semana; por outro lado, poucos nos responderam, devem ter andado atarefados a comer ovinhos de chocolate e last but not the least, de certeza que quem respondeu era britânico e não português - 78% nunca se atrasa nem um minuto e os restantes 22% nunca chegam a atrasar-se mais de 5 minutos!!!
Algo está errado no reino de Portugal......

21 de março de 2008

A hegemonia da igreja perante o poder político que se diz laico com tratamento igual perante qualquer e todas as religiões

Nunca vi rebater qualquer feriado. Podemos não fazer ideia do que se trata mas, que diabo, é feriado!! Quem sabe a diferença entre quinta feira santa e sexta-feira santa? Porque é que na quinta temos direito a tolerância e a sexta é feriado? Que aconteceu na quinta? E na sexta? Podem-me esclarecer? Fico à espera....

19 de março de 2008

Dia do PAI

A todos os pais da minha geração. Também eles se viram, certamente, as mais das vezes “na corda bamba” não sabendo qual era o papel que deveriam assumir na família que criaram. Não podiam nem queriam representar o papel austero e ausente do próprio pai e, perante uma esposa tão protagonista, em muitas ocasiões, sentiram falta de “espaço”. De qualquer modo os seus papéis da família e perante os filhos alteraram-se profundamente permitindo uma grande aproximação dos filhos com um relacionamento em que a camaradagem apresentou um grande dinamismo. E, agora, com filhos já jovens adultos, destemidos e prontos para a vida, sentem-nos como “obra sua”

Viva os pais !!

Uma outra homenagem ao meu pai. Homem de convicções e o aprumo de honestidade. Morreu há 21 anos. Certamente ficaria profundamente abalado com a sociedade “pequenina” que fomos capazes de criar entre a corrupção latente, a cobardia e a inveja. Que tristeza !

Mas, como já tive oportunidade de expressar, não aprecio os dias de isto e daquilo… apenas servem para os comerciantes ganharem mais “uns cobres”

18 de março de 2008

mc2008253@gmail.com ; mc53@sapo.pt

Já ouviram falar de pré-reformados? Pois será o meu caso num muito próximo futuro. Vou deixar a PT e dedicar-lhe a um conjunto de projectos que ainda estão em forma de listagem. Infelizmente, desta ainda não faz parte a rubrica” Criar os netos” – Vou ter de esperar mais um pouco.

Entre blogs, sites, costura e bordados, fiquei especialista em NEGOCIAÇÃO de PRÉ-REFORMAS. Assim sendo, estou preparada para dar assessoria neste âmbito, e em Suspensão de Contrato de Trabalho e Despedimento nomeadamente, entre outros, no que se refere a:

a) - Principais alternativas,
b) - Análise SWOT,
c) - Principais direitos e garantias,
d) - Montante garantido aos 65 anos,
e) - Montante devido,
f) - Montante a negociar,
g) - Postura a implementar,

Se precisarem, já sabem, comuniquem comigo que procedemos a uma análise em conjunto.

Também vou ampliar o nº de explicandos. Fundamentalmente de informática. A ver vamos! De qualquer forma, continuarei aqui a actualizar diariamente o blog….

Os meus endereços estão acima. Utilizem preferencialmente o gmail que tem mais espaço….

17 de março de 2008

Lisboa

Lisboa é bonita. Está ainda para nascer o primeiro insensível que do Alto de Santa Catarina não arregale os olhos de espanto diante da formosura de um panorama que a natureza se não gaba de ter repetido. Entre a investida Castelhana do Douro, em cima, e o esquivo namoro andaluz do Guadiana, em baixo, Portugal merecia a visita calma e demorada de um grande curso de água que, sem a ajuda de noras lhe matasse a sede e sem leixõe, fosse um porto de abrigo……Quis a sorte que assim fosse e o Tejo abrisse no calcário estremenho, um estuário largo e majestoso, fundo e aconchegado que depois de magoar os montes os transformasse em miradouros de sonho.

In Portugal de Miguel Torga

16 de março de 2008

Assim não incentivam os coitados dos carteiristas....

60% do pessoal anda com menos de 5 contos na carteira, o que não é apelativo para os carteiristas.... vamos a a andar com mais pq assim dificultam-lhes a vida!!!

15 de março de 2008

14 de março de 2008

Sabias que.....

A Páscoa é sempre o primeiro Domingo depois da primeira lua cheia depois do equinócio de Primavera (20 de Março). Esta datação da Páscoa baseia-se no calendário lunar que o povo hebreu usava para identificar a Páscoa judaica, razão pela qual a Páscoa é uma festa móvel no calendário romano.

Este ano a Páscoa acontece mais cedo do que qualquer um de nós irá ver alguma vez na sua vida! E só os mais velhos da nossa população viram alguma vez uma Páscoa tão temporã (mais velhos do que 95 anos!).

1) A próxima vez que a Páscoa vai ser tão cedo como este ano (23 de Março) será no ano 2228 (daqui a 220 anos). A última vez que a Páscoa foi assim cedo foi em 1913.
2) Na próxima vez que a Páscoa for um dia mais cedo, 22 de Março, será no ano 2285 (daqui a 277 anos). A última vez que foi em 22 de Março foi em 1818. Por isso, ninguém que esteja vivo hoje, viu ou irá ver uma Páscoa mais cedo do que a deste ano.

13 de março de 2008

S. Paulo da Assunção de Luanda

Tão velhinha e tão linda, e tão presa
Nos mistérios das ondas do mar,


É Luanda uma flor, uma beleza
Com perfume e encantos sem par.


De S. Paulo à Marginal
-Vem ver, meu amor!


Luanda ao pôr do sol,
Como é sem favor, divinal!


In Baião de Luanda – Reis Ventura

11 de março de 2008

Unidos Venceremos....

Quem se recorda do 11 de Março de 1975?
Foi uma tentativa falhada de golpe militar, organizada pelo general António Spínola, ex-presidente da República, aliado à Força Aérea e ao Exército de Libertação de Portugal (ELP), por oposição ao Comando Operacional do Continente (COPCON) e à Liga de Unidade e Acção Revolucionária (LUAR), na tentativa de pôr fim ao governo de Vasco Gonçalves, defensor de um regime socialista avançado. A missão foi abortada e o golpe foi dado como falhado.

10 de março de 2008

Florbela Espanca


Ser poeta é ser mais alto, é ser maior

Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!

É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!

É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!

E é amar-te, assim, perdidamente...
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente

9 de março de 2008

Controlo semanal


Esta semana vieram ao blog cerca de uma dúzia de pessoas por dia, e responderam à sondagem exactamente 12 pessoas.


8 de março de 2008

Viva as MULHERES hoje e sempre

Uma homenagem especial às mulheres da minha geração que, em muitas famílias portuguesas, foram as primeiras a licenciar-se e a saírem para o mercado de trabalho , num lado a lado com o império masculino. Mereceram e souberam marcar uma diferença em relação às gerações anteriores. Como tantas vezes digo, "trabalho que nem um homem durante todo o dia e depois, vou para casa e trabalho que nem uma mulher". Esta multi função tem-nos enriquecido e enchido a vida. Resta saber se nos dará a longevidade das nossas avós.

Contudo, não posso nem quero deixar de salientar que a par de
conquistas tão importantes as mulheres da minha geração não perderem defeitos que as fazem pequeninas, estou a falar da inveja gratuita e da mesquinhez, que não nos deixa ter confiança umas nas outras e impossibilita um crescimento em exponencial...também, lamentavelmente, costumo dizer que "não há pior para uma mulher que outra mulher". Por isso prefiro os meus amigos no masculino, esses nunca me sacaniaram...

7 de março de 2008

Venho partilhar contigo a fotografia que tenho na minha secretária


A rosa de porcelana e a esplendorosa paisagem de Santa Lúcia nas Caraíbas, tirada nas férias de Natal em 2004. Gostas? Eu também....


6 de março de 2008

Não se esqueçam das novas regras

Selo do carro vai ser pago em função da matrícula
A partir de Janeiro, o Imposto Único de Circulação, que substitui o antigo selo de carro, vai passar a ser pago de acordo com o ano de matrícula do veículo, deixando de existir um prazo comum de pagamento.
No âmbito da reforma da tributação automóvel, o pagamento do IUC deixa de estar sujeito a um prazo único, igual para todos os veículos, passando a ser devido no mês de aniversário da matrícula do veículo.
Assim, o prazo de pagamento distribui-se por todo o ano civil e depende do mês de matrícula de cada carro.
Um carro com matrícula deMarço de 2005 tem de pagar o IUC em Março de 2008.
A liquidação do imposto pode ser feita na Internet (em www.e-financas.gov.pt) ou numa repartição de finanças. Se o proprietário for uma empresa, então a liquidação pela Internet é obrigatória.
A afixação do selo no veículo deixa de ser obrigatória, passando a prova de pagamento do imposto a funcionar como comprovativo do pagamento.
Assim, essa prova deve ser mantida junto dos outros documentos do veículo, pois pode ser requerida pelos polícias de trânsito.
As novas regras prevêem ainda que os automóveis ligeiros e de passageiros que tenham sido comprados antes de 1 de Julho de 2007 paguem um IUC igual às taxas dos anteriores Impostos Municipal sobre Veículos.
A mesma regra aplica-se aos motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos matriculados desde 1992 e às embarcações de recreio registadas desde 1986 e às aeronaves de uso particular.
Os automóveis matriculados antes de 1981 ficarão isentos do IUC

5 de março de 2008

No Turbilhão

No meu sonho desfilam as visões,
Espectros dos meus próprios pensamentos,
Como um bando levado pelos ventos,
Arrebatado em vastos turbillhões...

Num espiral, de estranhas contorções,
E donde saem gritos e lamentos,
Vejo-os passar, em grupos nevoentos,
Distingo-lhes, a espaços, as feições...

Fantasmas de mim mesmo e da minha alma,
Que me fitais com formidável calma,
Levados na onda turva do escarcéu,

Quem sois vós, meus irmãos e meus algozes?
Quem sois, visões misérrimas e atrozes?
Ai de mim! ai de mim! e quem sou eu?!...


Antero de Quental, in Sonetos
Livraria Sá da Costa, 1984.

4 de março de 2008

Pátria

Soube a definição da minha infância
Mas o tempo apagou
As linhas que no mar da memória
A mestra palmatória
Desenhou

Hoje
Sei apenas gostar
Duma nesga de terra
Debruada de Mar

De Miguel Torga in Portugal
Edição do Instituto Cultural de Macau

3 de março de 2008

2 de março de 2008

O IF faz-nos pensar....

Como sabem não tenho o hábito de inserir no blog informação que não esteja em português mas, o IF pode considerar-se uma honrosa excepção, náo concordam? Ora leiam se não conhecem ou não se lembram...vão ver que vale a pena...é muito interessante....


IF

If you can keep your head when all about you
Are losing theirs and blaming it on you,
If you can trust yourself when all men doubt you
But make allowance for their doubting too,
If you can wait and not be tired by waiting,
Or being lied about, don't deal in lies,
Or being hated, don't give way to hating,
And yet don't look too good, nor talk too wise:

If you can dream--and not make dreams your master,
If you can think--and not make thoughts your aim;
If you can meet with Triumph and Disaster
And treat those two impostors just the same;
If you can bear to hear the truth you've spoken
Twisted by knaves to make a trap for fools,
Or watch the things you gave your life to, broken,
And stoop and build 'em up with worn-out tools:

If you can make one heap of all your winnings
And risk it all on one turn of pitch-and-toss,
And lose, and start again at your beginnings
And never breath a word about your loss;
If you can force your heart and nerve and sinew
To serve your turn long after they are gone,
And so hold on when there is nothing in you
Except the Will which says to them: "Hold on!"

If you can talk with crowds and keep your virtue,
Or walk with kings--nor lose the common touch,
If neither foes nor loving friends can hurt you;
If all men count with you, but none too much,
If you can fill the unforgiving minute
With sixty seconds' worth of distance run,
Yours is the Earth and everything that's in it,
And--which is more--you'll be a Man, my son!

--Rudyard Kipling

1 de março de 2008

A audiência está a subir....


Fazem favor de comentar o que eu vou colocando no blog. Para tal é indispensável possuir um email do Google. Se, porventura tiverem dificultade em criar um, enviem um email para o email do blog que eu crio-vos, certo?



O que te faz voltar a casa??

smileys smileys smileys

ViVa a PrImAvErA - clique e veja o desabrochar da Primavera. Prima no vidro da janela, aguarde um segundo e clique arrastando o rato pela tela toda, limpando a janela!

smiles
Eu respeito os direitos de autor. E tu?

Obrigado pelo comentário

Obrigado pelo comentário