30 de junho de 2009

As nuvens

Os vossos comentários a respeito da mensagem anterior, referente ao início do Verão, levaram-me até às minhas aulas de geografia.

Infelizmente sempre tive maus professores de geografia, daqueles que cumprem zelosamente o programa, debitando toda a matéria sem alterar o timbre de voz nem o brilho do olhar….. papagueando conteúdos potencialmente interessantes e transformando-os em mera matéria para empinar e papaguear em vez de despertar curiosidade e interesse sobre afinal o mundo em que vivemos.

Que papel determinante têm os professores nas nossas vidas. Maus professores geram alunos desinteressados e ignorantes.

Uma das temáticas de que verdadeiramente gostei foi o estudo das NUVENS.

Sabiam que “As nuvens são das principais responsáveis pela existência da Meteorologia. Sem elas, não existiriam fenómenos como a neve, trovões e relâmpagos, arco-íris ou halos. Seria imensamente monótono olhar para o céu: apenas existiria o céu azul.

Uma nuvem consiste num agregado visível de pequenas gotas de água ou cristais de gelo suspensos no ar. Umas são encontradas a altitudes muito elevadas, outras quase tocam no chão. Podem assumir formas diversas, mas são geralmente divididas em 10 tipos básicos”

No liceu eu aprendi 4 tipos e são esses que aqui vos deixo. Os 10 tipos básicos são associações destes 4.

“1 - Cirrus

São as nuvens altas mais comuns. São finas e compridas e formam-se no topo da troposfera. Formam estruturas alongadas e permitem inferir a direcção do vento àquela altitude (geralmente de Oeste). A sua presença é normalmente indicadora de bom tempo.

2 - Cumulus

São as nuvens mais vulgares de todas e aparecem com uma grande variedade de formas, parecendo um bocado de algodão. A base pode ir desde o branco até ao cinzento claro e pode localizar-se a partir dos 1000m de altitude (em dias húmidos). O topo da nuvem delimita o limite da corrente ascendente que lhe deu origem e habitualmente nunca atinge altitudes muito elevadas.

3 - Estratos

É uma camada uniforme de nuvens que habitualmente cobre todo o céu e lembra um nevoeiro que não chega a tocar no chão. Aliás, se um nevoeiro espesso ascender, originam-se nuvens deste tipo. Normalmente não originam precipitação, que, a ocorrer, o faz sob a forma de chuvisco.

4 - Nimbus

Nuvens baixas, escuras. Estão associados aos períodos de chuva contínua (de intensidade fraca a moderada). Podem ser confundidos com altostratus mais grossos, mas os nimbostratus são em geral de um cinzento mais escuro.

Agora já estão preparados para compreender este belo video….

(toda a inf foi trabalhada a partir de recolha da net)

4 comentários:

helia disse...

O que se aprende neste espaço temático!Eu não me lembro de ter ouvido falar nos diversos tipos de núvens. Também já saí do Liceu há muitos e muitos anos! Mas provávelmente no meu tempo não se aprendia esta classificação...

Papoila disse...

Olá!
Não me lembro nunca de em qualquer aula de geografia me terem falado dos tipos de nuvens porque os meus professores de geografia foram desses de voz sem timbre e olhos sem brilho...
No teu espaço não só aprendi os 4 tipos principais e fiquei a saber dos 10 possíveis.
Muito bom o vídeo, e que vontade me deixou de passear em parapente...
Beijos

gaivota disse...

já nem me lembrava de tantos tipos de nuvens! nem sei se fazia parte do programa... já lá vão tantos anos!
obrigada por toda a informação
beijinhos

Iscte 72-77 disse...

Pois estou a ver que nenhuma das meninas que comentou era de economia. No 6º e 7º ano, geografia era disciplina nuclear. A par de informação interesante como esta, tinhamos que impinar conteúdos que teoricamente seriam interessantes mas que, na prática, não serviam para nada à excepção de exercitar a memória, um exemplo? Os fluxos agricolas entre São Tomé e a Metrópole!!!
Estão a ver que afinal serviu para alguma coisa...ainda me lembro, e sobretudo, recordo o que me custou memorizar tudo isto!!
A professora sabia o livro de cor e obrigava-nos a decorrer exactamente como estava escrito...a ver se pode...a imaginação e criatividade podiam ficar em casa.

Acho que este é um dos males do sistema educativo. Um destes dias ouso escrever a minha opinião sobre o assunto...

smileys smileys smileys

ViVa a PrImAvErA - clique e veja o desabrochar da Primavera. Prima no vidro da janela, aguarde um segundo e clique arrastando o rato pela tela toda, limpando a janela!

smiles
Eu respeito os direitos de autor. E tu?

Obrigado pelo comentário

Obrigado pelo comentário