29 de fevereiro de 2008

Estou muito triste.

Roubaram-me a casa e, entre colares e anéis, tb levaram o PC e a máquina fotográfica…

Não estou com cabeça para escrever nada hoje….a capicua anda azarada

Um aviso para todos…nunca deixem a porta só no trinco. Qualquer cartão a abre….e foi o que aconteceu lá em casa!!!!

23 de fevereiro de 2008

22 de fevereiro de 2008

Novidades

Há uma nova sondagem para responderes e um belo conjunto de pintura da colecção do Louvre.

Eis o habitual ponto de situação semanal e os resultados da sondagem







21 de fevereiro de 2008

Ao que nós chegámos

Quem, como nós, viveu o sonho do 25 de Abril consubstanciado em conceitos e referências como a dignidade, honestidade, honradez, integridade, rectidão, solidariedade e partilha pasma com a evolução do processo de democratização que culminou, a meu ver, com as trafulhices das eleições do poder local onde são eleitos tipos com processos na judiciária e contas na Suíça. Quando, pensava eu, que pior não podia acontecer, eis que são divulgadas as coimas das vigarices das campanhas presidenciais!!
Que pena! Que tristeza! Ter estes concidadãos…mas é esta a realidade da vida. Feia mas real….

E tudo isto em prol de uma sociedade de consumo escravizara na conjugação do verbo ter, desconhecendo completamente o verbo ser

A este respeito, trago-vos hoje uma história ou estória….conforme a queiram ver….

OS 3 ÚLTIMOS DESEJOS DE ALEXANDRE - O GRANDE

" Quando, à beira da morte, Alexandre convocou os seus generais e relatou seus 3 últimos desejos:

1 - Que seu caixão fosse transportado pelas mãos dos médicos da época;
2 - Que fosse espalhado no caminho até seu túmulo os seus tesouros conquistados (prata, ouro, pedras preciosas...); e
3 - Que suas duas mãos fossem deixadas balançando no ar, fora do caixão, à vista de todos.

Um dos seus generais, admirado com esses desejos insólitos, perguntou a Alexandre quais as razões. Alexandre explicou:

1 - Quero que os mais iminentes médicos carreguem meu caixão para mostrar que eles NÃO têm poder de cura perante a morte;
2 - Quero que o chão seja coberto pelos meus tesouros para que as pessoas possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui permanecem;
3 - Quero que minhas mãos balancem ao vento para que as pessoas possam ver que de mãos vazias viemos e de mãos vazias partimos. "

20 de fevereiro de 2008

Origem dos ditos - Ter para os Alfinetes

Este dito pertence à geração das nossas mães,que, proveniente dos bolsos dos pais ou do marido, podiam juntar uns dinheirinhos e dar-lhe o destino que mais lhes apetecesse, desde a jóia aos trapos. Hoje, ganhamos quase tão bem como os nossos maridos mas, os €€sszitos não vão apenas para a modista ou ourivesarias mas para a conta da água, luz, super etc…

Claro que se pode sempre colocar aquela questão…e ganhaste o quê? Nem juízo!!

19 de fevereiro de 2008

Lembravas-te que os versos Batem leve, levemente, eram de Augusto Gil?

Ora aqui vai uma pequena biografia e depois, depois a inesquecível Balada da Neve tão a condizer com este dia…..

18 de fevereiro de 2008

Restaurantes indianos

Não sendo especialista mas tão só apreciadora, destaco o Cantinho da Paz e o Caxemira, como os meus preferidos.

Gostam de comida indiana? Eu adoro caril de gambas

17 de fevereiro de 2008

O museu do Louvre

Já deves ter verificado que decidi realizar umas alterações ao nosso lado direito do blog. Desta feita, teremos durante cerca de 8 dias notícias do Louvre..é assim como uma exposição temporária, parece-te bem?
Não me posso esquecer que a 1ª vez que visitei o Louvre tinha 16 anos (anos 60) e foi preciso caminhar para lá a semana inteira pois estavam de greve - modernices - que terminou para aí à 6ª visita.

Andei a pesquisar a site do Louvre http://www.louvre.fr/llv/commun/home.jsp?bmLocale=fr_FR , que vale imenso a pena. De lá tirei a seguinte prosa: (vamos a desenferrujar o francês)


"Du palais au musée - Huit siècles d'histoire

Le Louvre qui abrite l'une des plus éblouissante collection d'œuvres d'art existant au monde, est avant tout connu comme musée. Peu nombreux sont ceux qui savent qu'il est installé dans ce qui a été, pendant près de sept cents ans, l'une des principales résidences des rois et empereurs de France."

Sabias? Se não já aprendemos hoje algo interessante pq eu não fazia ideia...

Não deixes de viajar no site está lindamente organizado com muitas obras em slides, os jardins, os preços, as datas das exposições e um belo arquivo..

Depois, depois ocorreu-me verificar o site do Muséu de Arte Antiga. Também existe. E arranjadinho....mas muito curtinho....mas pronto é um principio...

http://www.mnarteantiga-ipmuseus.pt/#

15 de fevereiro de 2008

O calor dos trópicos subiu à Povoa

As correntes de escritas são um espaço, no tempo, de eleição, em termos culturais. Se tiverem oportunidade não deixem de usufruir e participar.

Trago-vos os meus preferidos. Se não conhecem, por favor, não deixem de ler “Quem me dera ser onda” de Manuel Rui. É um must entre a ironia social, a necessidade de sobrevivência e a inocência infantil

Quem é Manuel Rui

Quem é Pepetela

Quem é M ia Couto

Verdadeiramente a grande questão

13 de fevereiro de 2008

A origem de algumas expressões

Do tempo da Maria Cachucha

Origem: A cachucha era uma dança espanhola a três tempos, em que o dançarino, ao som das castanholas, começava a dança num movimento moderado, que ia acelerando, até terminar num vivo volteio. Esta dança teve uma certa voga em França, quando uma célebre dançarina, Fanny Elssler, a dançou na Ópera de Paris. Em Portugal, a popular cantiga Maria Cachucha (ao som da qual, no séc. XIX, era usual as pessoas do povo dançarem) era uma adaptação da cachucha espanhola, com uma letra bastante gracejadora, zombeteira.

Fonte net

10 de fevereiro de 2008

Já viram o novo relógio? É giro não é? Experimentem um clique em cimã e vão aceder a uma panóplia de informação interessante....

Dia solarengo

Ontem não me apeteceu actualizar o blog...talvez porque me sentia como os versos da Florbela....mas aqui estão 2 mensagens para compensar.... Está um dia lindo...bons passeios....

A eterna expressividade de Florbela Espanca

Princesa Desalento

Minh'alma é a Princesa Desalento,
Como um Poeta lhe chamou, um dia.
É magoada, e pálida, e sombria,
Como soluços trágicos do vento!

É frágil como o sonho dum momento;
Soturna como preces de agonia,
Vive do riso duma boca fria:
Minh'alma é a Princesa Desalento...

Altas horas da noite ela vagueia...
E ao luar suavíssimo, que anseia,
Põe-se a falar de tanta coisa morta!

O luar ouve minh'alma, ajoelhado,
E vai traçar, fantástico e gelado,
A sombra duma cruz à tua porta...

Florbela Espanca

Meu privilégio ter esta vista ao acordar....

Uma janela sobre o Tejo

7 de fevereiro de 2008

Hoje é dia de ANO NOVO – 7 de Fevereiro

O Ano Novo Chinês - 2008 é o Ano do Rato
Duração

De 07 de Fevereiro de 2008 até 25 de Janeiro de 2009, estamos no ano do rato pelo calendário lunar chinês.
Características
O Ano Novo Chinês festeja-se durante 15 dias seguidos. Neste período organizam-se vários rituais diferentes em cada dia. São 15 dias de muita alegria, festa e união familiar.
De acordo com a tradição, as preparações para o Ano Novo Chinês começam em meados do 12º mês lunar e prolongam-se até meados do 1º mês do ano lunar. No 15º dia é festejado o Festival das Lanternas.
Alguns dias antes da véspera de ano novo, começam os preparativos: os chineses decoram as casas a rigor e confeccionam pratos específicos da época. À meia-noite há fogo de artifício para dar as boas vindas ao novo ano e para espantar os maus espíritos.
Os primeiros dias do ano são dedicados aos rituais a deuses e antepassados. Trocam-se saudações de ano novo entre parentes e amigos.
Na véspera da grande noite:
• As casas ficam bem limpinhas antes da grande noite. Dá azar varrer no dia de ano novo…
• Ano novo, tudo novo! Geralmente, tudo o que é velho é deitado fora e substituído pelo que é novo
• Para não atrair o azar, não se dizem palavrões, não se diz a palavra "quatro" porque soa igual à palavra para "morte" ("ssu") e não se fala em fantasmas, almas penadas, morte e coisas do género;
• À meia-noite, abrem-se todas as portas e janelas para o ano velho sair e o novo entrar.
Dia de ano novo:
• Não se lava a cabeça, nem se usam facas ou tesouras. Podem afastar a boa sorte.
• Às crianças e aos solteiros dão-se sobrescritos com dinheiro, também para dar boa sorte.
• Ficar no quarto dá azar, por isso, até os doentes e os acamados devem vestir-se e ir até à sala.
Dias seguintes:
• O 3º dia é conhecido como Po Kou (Dia da Discórdia), é propenso a conflitos e discussões entre as pessoas, pelo que, a fim de os evitar, os chineses evitam sair de casa.
• No 7º dia do Ano Novo Lunar é festejado o aniversário de toda a gente, o que significa que ficamos todos um ano mais velhos. Tradicionalmente, este aniversário é mais importante do que o dia do próprio nascimento.
Os signos chineses
O horóscopo chinês é constituído por 12 animais, cada um com uma personalidade diferente. Segundo a lenda Buda convidou todos os animais do seu reino para comparecerem perante ele. Nesse dia particular do Ano Novo Chinês somente doze animais apareceram. O primeiro a entrar foi o Rato, seguido pelo Búfalo, o Tigre, o Coelho, o Dragão, a Serpente, o Cavalo, a Cabra, o Macaco, o Galo, o Cão e, finalmente, o Porco. Para demonstrar a sua gratidão, Buda decidiu atribuir o nome de cada um dos animais a um ano, e as pessoas que nascem nestes anos herdam algumas das suas características.

1 de fevereiro de 2008

Origem do Erro crasso

Na Roma antiga havia o Triunvirato: o poder dos generais era dividido por três pessoas. No primeiro destes Triunviratos , tínhamos: Caio Júlio, Pompeu e Crasso. Este último foi incumbido de atacar um pequeno povo chamado Partos. Confiante na vitória, resolveu abandonar todas as formações e técnicas romanas e simplesmente atacar. Ainda por cima, escolheu um caminho estreito e de pouca visibilidade. Os partos, mesmo em menor número, conseguiram vencer os romanos, sendo o general que liderava as tropas um dos primeiros a cair.
Desde então, sempre que alguém tem tudo para acertar, mas comete um erro estúpido, dizemos tratar-se de um "erro crasso".
smileys smileys smileys

ViVa a PrImAvErA - clique e veja o desabrochar da Primavera. Prima no vidro da janela, aguarde um segundo e clique arrastando o rato pela tela toda, limpando a janela!

smiles
Eu respeito os direitos de autor. E tu?

Obrigado pelo comentário

Obrigado pelo comentário