21 de novembro de 2009
1 de novembro de 2009
Gondramaz
Aldeia lindíssima no coração da serra. Linda mas vazia. Pelo menos nesta altura do ano… A paisagem é deslumbrante e difícil a subida mas, sem dúvida, recompensadora. Numa bela manhã de Outubro apenas me cruzei com o artista que talha belas peças em xisto há muitos anos, e uma senhora que lavava a roupa no lavadouro público…
Estão a ver o alfinete vermelho? Pois é aí mesmo…
Gondramaz distingue-se pela tonalidade específica do xisto que nos envolve da cabeça aos pés. Até o chão que se pisa é exemplo da melhor arte de trabalhar artesanalmente a pedra. Esta é, aliás, terra de artesãos cujas mãos hábeis criam figuras carismáticas que são marca da serra e que levam consigo o nome do mestre e da aldeia além-fronteiras.
Situada na vertente ocidental da Serra da Lousã, a paisagem que envolve Gondramaz é uma obra de arte da Natureza. Há nas ruas desta Aldeia uma fina acústica que nos desperta todos os sentidos.
ViVa a PrImAvErA - clique e veja o desabrochar da Primavera. Prima no vidro da janela, aguarde um segundo e clique arrastando o rato pela tela toda, limpando a janela!