31 de julho de 2009

As benditas e tão esperadas "vacanças"

Estamos na temporada de férias por excelência...e o que acontece a mais das vezes? Transportamos connosco o desejo de uma praia dourada com um belo sol, peixinho assado e algumas (não muitas) bjecas. E, à noite, um copo numa esplanada fresquinha...


Esquecemo-nos de que quase todos temos esperanças similares, e ....o resultado pode ser este...
Desejo-lhe, sinceramente, uma férias bem mais calmas.... MAS HÁ QUEM GOSTE DESTAS!!
BOAS FÉRIAS

23 de julho de 2009

Arlindo de Carvalho, ex-ministro de Cavaco Silva, suspeito de participar em negócios ruinosos para o BPN

por Ana Suspiro e Inês Cardoso

Arlindo de Carvalho, ex-ministro da Saúde de Cavaco Silva, esteve ontem toda a tarde a ser interrogado devido às suspeitas de ter participado em negócios fictícios de propriedades para encobrir prejuízos do grupo SLN/BPN. À entrada para o Tribunal Central de Instrução Criminal, o advogado João Nabais afirmou que Arlindo de Carvalho está disponível para colaborar com a justiça.

Em causa estão negócios da imobiliária Pousa Flores, de que o antigo ministro é gerente em sociedade com José Neto (também constituído arguido, assim como Ricardo Oliveira). A Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ está a investigar, no processo liderado pelo procurador Rosário Teixeira, ligações entre financiamentos do BPN àquela sociedade e aquisições, algumas delas fictícias, que seriam assumidas, a pedido de Oliveira Costa, para diluir os elevados prejuízos do BPN.

Um dos casos é a Herdade da Miséria, uma propriedade de 200 hectares no concelho de Lagos que terá sido adquirida por 38 milhões de euros, apesar do valor de mercado não ir além do milhão. Adquirido pelo BPN à sociedade imobiliária Brick and Sand, o terreno tinha sido alvo, em Março de 2006, de um levantamento da proibição para ser ocupado urbanisticamente.

Numa acta datada de 12 de Fevereiro de 2008 e que foi entregue na comissão parlamentar de inquérito ao BPN, Oliveira Costa elencou imóveis com situação não consolidada e afirmou que a herdade foi assumida por Arlindo de Carvalho. "Esta herdade é 100% SLN, mas encontra-se neste momento 50% em nome do Sr. Dr. Arlindo de Carvalho e 50% Partinvest Imobiliária", lê-se na acta da referida reunião.

Segundo notícias recentes, a Pousa Flores comprou, com crédito do BPN, activos ao grupo Ricardo Oliveira no valor de 75 milhões de euros. O banco terá assumido o compromisso de comprar esses activos. A teia de negócios ruinosos para o banco é complexa e implica ligações entre mais de uma dezena de empresas.

Activos da IPE A actividade da imobiliária Pousa Flores iniciou-se em 2002, alegadamente depois de Arlindo de Carvalho e José Neto terem comprado uma parte dos activos imobiliários da Investimentos e Participações Empresariais (IPE), na sequência da extinção da holding estatal decidida quando Manuela Ferreira Leite era ministra das Finanças. A notícia da compra de activos da Sociedade Geral, gestora imobiliária do grupo IPE, chegou a ser avançada pelo jornal "Independente".

Uma auditoria do Tribunal de Contas à liquidação da IPE revela apenas que a Sociedade Geral foi vendida por 36 milhões de euros a quadros, através de um MBO ("management buy out"), na sequência de uma avaliação independente.

Arlindo de Carvalho e a sociedade Pousa Flores tinham créditos superiores a 600 mil euros no Banco Insular. Arlindo de Carvalho tinha uma conta em depósito descoberto no valor de 305 mil euros, de acordo com a auditoria feita pela Mazars em Agosto do ano passado, a pedido da gestão do BPN, então liderada por Miguel Cadilhe.
...

20 de julho de 2009

ANDRÉ RIEU - trechos de operas em Cortona (Toscana-Italia)


Levar trechos ditos eruditos a uma plateia descontraída e entusiasmada poderá ser a forma de democratizar a musica clássica?!

8 de julho de 2009

Quadro chinês pintado entre 1085 e 1114 com 5,28 metros de comprimento

NÃO PERCAM ESTA MARAVILHA.  É espectacular. Clica aqui e…
Usa o teu tempo, e passeia ao longo deste quadro.
Desloca o cursor ao longo do quadro.
Quando aparecerem os quadrados brancos, clica sobre eles.
trata-se de um quadro célebre na China. As pessoas fazem fila durante horas, para o verem, no Museu de Shanghai.
Este quadro foi pintado, entre 1085 e 1114, durante a Dinastia da Canção do Norte. Foi restaurada, durante a Dinastia Qing.
Mede 5,28 de comprimento, e tem uma altura de 28,4 cm.
É considerada, como um dos grandes TESOUROS  da CHINA, e esteve exposto no Museu de Arte de Hong Kong, o ano passado. Fonte – Um email…

3 de julho de 2009

E assim vai o nosso mundinho

Depois da cena de ontem na AR, dificilmente algo nos espantará. Que dizer!! Talvez que é o retrato da decadente situação política, em que cada um faz o que lhe dá na real gana, tendo, as mais das vezes, como objectivo o vil metal. Pena a democracia cair nestes baixios... Solidariedade e cidadania são, cada vez, mais palavras ocas...triste não é... 30 e tal anos depois de Abril e a decadência nos costumes na educação, no respeito pelo outro está aí no seu pior ou será que, tal como a crise económico financeira ainda não bateu no fundo!!
Em relação à crise, Nouriel Roubini in Jornal de Negócios considera que...."O risco de uma quase depressão foi reduzido, e as perspectivas de que a recessão global atingirá o fundo em finais do ano estão a crescer. Mas grande parte dessa subida é motivada pelas expectativas excessivamente optimistas de uma rápida retoma do crescimento até ao seu nível potencial, e por uma bolha de liquidez que está a fazer subir os preços do petróleo e das acções, demasiadamente depressa e demasiadamente cedo. Podem ocorrer períodos de renovada volatilidade se a retoma global rápida e sólida, que é por muitos esperada, não se materializar. Um choque petrolífero negativo, aliado ao aumento das rentabilidades das obrigações do Tesouro, poderá cortar as asas da recuperação económica e levar a uma nova queda, ainda mais substancial, dos preços dos activos e da economia real."
smileys smileys smileys

ViVa a PrImAvErA - clique e veja o desabrochar da Primavera. Prima no vidro da janela, aguarde um segundo e clique arrastando o rato pela tela toda, limpando a janela!

smiles
Eu respeito os direitos de autor. E tu?

Obrigado pelo comentário

Obrigado pelo comentário