1 de março de 2009

Sabiam que...o Bugio...


O Forte de São Lourenço do Bugio, também conhecido como Forte de São Lourenço da Cabeça Seca ou simplesmente Torre do Bugio, localiza-se a meio das águas da foz do rio Tejo, na altura da vila de Oeiras, Freguesia de Oeiras e São Julião da Barra, Concelho de Oeiras, Distrito de Lisboa, em Portugal.


O local onde se ergue é um banco de areia formado pelo assoreamento da foz do rio, fruto da dinâmica da confluência de suas águas com as do oceano Atlântico, ao ritmo das marés. Sendo o único da região com a superfície acima da linha de marés durante todo o ano, ficou-lhe a toponímia de cabeço ou cabeça seca. A toponímia bugio pode ser atribuída, entre outras versões, ao francês bougie (vela), devido à semelhança da sua estrutura circular e da primitiva torre encimada por farol, com uma vela acesa sobre o seu castiçal (inf da wikipédia).

8 comentários:

Mare Liberum disse...

Sabia alguma coisa sobre o Bugio mas fiquei agora muito mais rica com esta partilha.

Bem-hajas!

helia disse...

Pouco sabia àcerca do Bugio , apesar de me habituar a vê-lo desde há muitos e muitos anos, sempre que passava pela Marginal. Gostei da explicação. Há lá algum faroleiro?

Iscte 72-77 disse...

Durante muitos anos houve um faroleiro no Bugio, hoje em dia está automatizado.

Violeta disse...

e se a língua de areia fosse maior, Costa da Caparica não teria os problemas que tem.
Foto espectacular.

poetaeusou . . . disse...

*
sabias
que há uns anitos,
tinha eu 17/18 anos,
nadei da Cova do Vapor
ao Bugio ?
regredi no tempo . . .
ainda existe a Capela ?
,
um post de grande utilidade,
,
saudações,
,
*

gaivota disse...

o forte do bugio, morei 8 anos na parede e sempre o conheci, mas não sabia tanto da sua história...
obrigada por tudo, coma ajuda da minha filhota lá me safei com o reloginho...
é que não punha a "lenga lenga" toda! burrices!
beijinhossssssss

helia disse...

De facto eu ouvi falar num Faroleiro no Bugio. Mas o tempo passou, surgiram as novas tecnologias e hoje é tudo automatizado. Qualquer dia até nós somos automatizados , já não será no meu tempo, mas provavelmente será no tempo das minhas netas. Mas o Farol com o Faroleiro tinha mais encanto...

Riscos e Rabiscos disse...

Nunca fui ao Bugio, infelizmente não tive essa experiência de por lá acampar. Gostei imenso de saber a história, especialmente pela existência dos coelhitos! Não imaginava, mtº obrigada

smileys smileys smileys

ViVa a PrImAvErA - clique e veja o desabrochar da Primavera. Prima no vidro da janela, aguarde um segundo e clique arrastando o rato pela tela toda, limpando a janela!

smiles
Eu respeito os direitos de autor. E tu?

Obrigado pelo comentário

Obrigado pelo comentário