23 de março de 2009

Ramal da Lousã - Coimbra

"A construção do Ramal da Lousã foi oficialmente anunciada por Portaria no reinado de D. Luís I, no ano de 1873. Em 1887 foi concessionada à firma Fonsecas, Santos & Viana uma linha de via reduzida entre Coimbra e Arganil, com passagem por Miranda do Corvo e Lousã. Esta mesma empresa solicita a substituição da via reduzida por uma via larga tendo em mente o possível prolongamento do Ramal da Lousã até à Covilhã, na Linha da Beira Baixa.
Logo no ano seguinte, um segundo alvará atribui a concessão da via à Companhia do Caminho de Ferro do Mondego, que em 1897, declara falência. Os trabalhos de construção do troço de linha entre Coimbra e Lousã, numa extensão de 29 km, tiveram início em 1889 e prolongaram-se por dezassete anos.
A chegada da primeira locomotiva foi comemorada com pompa e circunstância, o dia 16 de Dezembro de 1906 foi de festa para a Lousã, “houve grandes festejos – muita música e muitos foguetes, tendo afluído ali enorme quantidade de pessoas”, como relatava à época o semanário “A Comarca de Arganil”.
No ano seguinte, em 1907, foram feitas as primeiras tentativas de dar continuidade à obra, prolongando a sua extensão até Arganil, objectivo que nunca viria a ser concretizado para além de Serpins, localidade que ainda hoje é o términus deste Ramal.
A inauguração do troço LousãSerpins ocorreu no dia 10 de Agosto de 1930.
A extensão do Ramal da Lousã é de 36,9 km. "
(inf da net)

E, passados 100 anos este ramal continua a funcionar em pleno...um comboio que demora cerca de 1 h a percorrer escassos km, de entre a serra, num espectáculo deslumbrante com paisagens de sonho. Ora verifiquem pelas imagens que recolhi, da janela desta locomotiva, (imagem da net), perante os olhares estupefactos das senhoras que iam visitar o Sr Dr dos olhos ao hospital...




As duas carruagens vão sempre cheias de jovens que estudam em Coimbra e moram nas diferentes vilas e aldeias, pelos moradores dessas mesmas vilas que vão aos médicos a Coimbra, por um pequeno nº de trabalhadores que não utilizam carro próprio e, finalmente, por forasteiros que se prendem de olhares por tão bela região...

A chegada a Coimbra...
É um passeio magnífico por cerca de 2€. Em Coimbra o comboio fica perto do parque nas margens do Mondego.... só visto....porque não experimentam? Façam férias cá dentro!!


Esta é estação de chegada a Coimbra -- Coimbra Parque

E podem sempre ir tomar um refresco nestas belíssimas esplanadas...



Mas têm de ser rápidos pois dizem que este ramal tem os dias contados!! Principalmente se o metro de superficie for para a frente...questão de super celeuma...enfim os interesse do costume ou a falta deles!! Porque será que a obra não avança?

11 comentários:

Mare Liberum disse...

Umas fotografias lindíssimas dessa Beira cujas paisagens são tão verdejantes e onde ainda se vêem cursos de água, com alguma dimensão, serpenteando por entre vales mais ou menos apertados e profundos.
E viajar de comboio é tão agradável que não se percebe a razão por que não há mais gente a fazê-lo.

Bem-hajas!

Fernando Santos (Chana) disse...

Olá, belas fotografias de linda região...Espectacular....
Beijos

Papoila disse...

Que belas fotos desse ramal! Abriu-me o desejo de fazer um passeio de comboio por essa região.
Beijos

poetaeusou . . . disse...

*
bela lição,
maravilhoso post,
que vou reler com
mais atenção,
,
parabéns, amiga,
,
conchinhas serenas, deixo,
,
*

Riscos e Rabiscos disse...

Imagens lindíssimas dum Portugal ao nosso alcance! Viajar cá dentro, para minimizar a crise e encher a alma de 'verdes primaveras' (como diz "Je Vois la Vie en Vert" ;-)

helia disse...

É uma tristeza encerrarem linhas férreas, que além de serem úteis e baratas para quem não utiliza carro e precisa deslocar-se para o trabalho , também proporcionam uma paisagem maravilhosa. Até podiam utilizar o combóio para investir no turismoEnfim "Manda quem pode..."

gaivota disse...

lindas fotos e lindo texto, acabo de chegar do norte e beiras...
gosto de comboio, há alguns anos que não faço uma viagem assim,
um dia destes!
beijinhos

Riscos e Rabiscos disse...

Só mais uma coisinha... qual a marca da máquina da menina? Casio? Não registei no outro dia...
Beijinhos

Iscte 72-77 disse...

RR - A minha maquininha do coração é uma Casio sim senhora - Exilim 10,1Mega pixels - nunca cá vi a vender mas deve haver. Comprei-a está a fazer um ano em Abril em Hong.Kong. Aconselho sempre a compra de 2 baterias e que depois tragam sempre convosco a carregada.... mas claro que a arte tb está na escolha do enquadramento perfeito...ahahah!!!

Riscos e Rabiscos disse...

Obrigada pela informação da máquina. Fui pesquisar e encontrei algo do género, ou mesmo igual. Aqui fica o link:
http://www.pixmania.com/pt/pt/r/uma-casio-sim-senhora-exilim-10-1mega-pixels

Iscte 72-77 disse...

RR - Estive a ver a máquina no endereço que aqui colocou e parece-me exactamente igual...eu adoro. Acho que é uma óptima alternativa

smileys smileys smileys

ViVa a PrImAvErA - clique e veja o desabrochar da Primavera. Prima no vidro da janela, aguarde um segundo e clique arrastando o rato pela tela toda, limpando a janela!

smiles
Eu respeito os direitos de autor. E tu?

Obrigado pelo comentário

Obrigado pelo comentário