15 de março de 2009

Quem pintou este quadro foi Frida Kahlo


Quase todos os meus amigos - 90% - acertaram no pintor...Aqui vão dados bibliográficos recolhidos na net

Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón (Coyoacán, México, em 6 de Julho de 1907 - Coyoacán, 13 de Julho de 1954) foi uma pintora mexicana.

Em 1913, com 6 anos, Frida contrai poliomielite, sendo esta a 1ª de 1 série de doenças, acidentes, lesões e operações que sofre ao longo da vida. A poliomielite deixa uma lesão no pé direito e, graças a isso, ganha o apelido Frida pata de palo ( Frida perna de pau). A partir daí começou a usar calças e depois, longas e exóticas saias, que vieram a ser uma de suas marcas pessoais.
Entre 1922 e 1925 frequenta a Escola Nacional Preparatória do Distrito Federal do México e assiste a aulas de desenho e modelagem.
Em 1925, aos 18 anos aprende a técnica da gravura Porém sofre um grave acidente rodoviário que faz a artista ter de usar vários coletes ortopédico de materiais diferentes, chegando inclusive a pintar alguns deles (por exemplo o colete de gesso na tela intitulada "A Coluna Partida". Por causa desta última tragédia fez várias cirurgias e ficou muito tempo acamada. Nessa altura começou a pintar com uma caixa de tintas que pertenciam ao seu pai, e com um cavalete adaptado à cama.
Em 1928 quando Frida Kahlo entra no Partido Comunista mexicano, conhece o muralista Diego Rivera, com quem se casa. Sob a influência da obra do marido, adoptou o emprego de zonas de cor amplas e simples num estilo propositadamente reconhecido como ingénuo. Procurou na sua arte afirmar a identidade nacional mexicana, por isso adoptava com muita frequência temas do folclore e da arte popular do México.
Entre 1930 e 1933 passa a maior parte do tempo em Nova Iorque e Detroit com Rivera. Entre 1937 e 1939 Leon Trotski vive em sua casa de Coyoacan. Em 1938 André Breton qualifica a sua obra de surrealista num ensaio que escreve para a exposição de Kahlo na galeria Julien Levy de Nova Iorque. Não obstante, ela mesma declara mais tarde: "pensavam que eu era uma surrealista, mas eu não era. Nunca pintei sonhos. Pintava a minha própria realidade".

3 comentários:

Papoila disse...

Uma vida de dorés físicas transformadas em gritos de cor.
Beijos

Iscte 72-77 disse...

Papoila - belo resumo é isso mesmo.

Obg pela visita

Boa semana....

Riscos e Rabiscos disse...

Eu votei na Frida. Agora esta escultura... tsss tssss... confesso que dei um tiro no escuro :-|
Quando críticos de arte se referiam às suas obras como sendo surrealistas, ela respondia: "não têm nada de surreal, eu limito-me a pintar a minha realidade".
De facto, teve uma curta longa vida de sofrimento.

smileys smileys smileys

ViVa a PrImAvErA - clique e veja o desabrochar da Primavera. Prima no vidro da janela, aguarde um segundo e clique arrastando o rato pela tela toda, limpando a janela!

smiles
Eu respeito os direitos de autor. E tu?

Obrigado pelo comentário

Obrigado pelo comentário