31 de janeiro de 2009

Sabem, ando num curso de culinária e hoje trago-vos uma delícia. Experimentem!!

Antes de mais, se ficarem com inveja, vão a http://www.theodora-hellas.com/ e saibam mais sobre estas magníficas aulas.

O prato é grego e chama~se Spanakotirópita- Massa Filo recheada com Queijo Feta e espinafre. Todos os ingredientes existem no Continente. A massa filo está perto das outras massas, folhada e quebrada. Depois de feito fez-me lembrar a massa dos pasteis de tentugal s/ açúcar, claro!
Ingredientes:
250 gr de massa filo,
400 gr de espinafres frescos,
3 colheres de sopa de manteiga,
250 gr de queijo feta desfeito aos bocados,
4 colheres de sopa de pão ralado
2 ovos ligeiramente batidos
Pimenta preta
Manteiga derretida para barrar a massa filo

Aqui estão os principais ingredientes...



E a aula começou



Preparação

1. Lave e corte os espinafres. Triture-os com sal e esprema até lhe tirar o suco amargo.


2.Refogue os espinafres com 2 c. de sopa de manteiga,tire do lume e misture o queijo, o pão ralado, a pimenta e os ovos.





E o recheio está pronto.

3.Corte a massa em tiras no tamanho desejadoBarre com manteiga e coloque 1 colher do preparado anterior no início de cada tira e dobre em triângulo.Coloque num tabuleiro untado com manteiga, pincele os pastéis com manteiga e leve ao forno a 200 graus C, até alourarem.(20 m+-). 3.Se desejar, faça uma spanacopirópita inteira, colocando metade as folhas da massa do tamanho do tabuleiro, untando previamente uma a uma, espalhe o recheio e coloque a restante massa com manteiga. Leve ao forno a 200 graus C.30m.


Que me dizem deste aspecto? Estavam uma verdadeira delícia. Obg Theodora.

11 comentários:

Mare Liberum disse...

Gosto de comida vegetariana. Estes pastéis agradam-me. Em breve, irei fazê-los.

Bem-hajas!

Bom Domingo!

Papoila disse...

Fiquei de água na boca com estes pasteis.
Vou experimentar faze-los.

helia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
helia disse...

Os pastéis devem ser muito saborosos , mas como eu não tenho nem paciência,nem habilidade para a cozinha,vou dar a receita a quem sei que gosta de expeimentar receitas novas , e depois vou prová-los

Je Vois La Vie en Vert disse...

Vai trazer-nos alguns na próxima 2ªFeira ???

Beijinhos verdinhos

Iscte 72-77 disse...

Espero que os pasteis fiquem bem....devem colocar manteiga pela folha toda. A massa fica tão boa fininha e quase transparente...um must.

Iscte 72-77 disse...

Menina Verdinha se quiser um pastelinho é à 5ªf e não na 2ª. AHAHAH!!
Já escolheu o tema? Ainda não me enviou nada!

Bjss

afrikandando disse...

Hummmm!!!!
Devem ser uma delicia e logo eu que gosto tanto de comida vegetariana!
Estou um pouco lerda com a dobragem da massa, pois já tentei e não cheguei lá.
Vou abusar da sua técnica para me esclarecer.Pode ser?
Grata
Antónia

Iscte 72-77 disse...

Antónia
A dobragem tem segredo. A massa deve ser dobrada primeiro em 3 partes iguais. Depois coloca-se no fundinho um pouco de recheio, faz-se um triângulo e começa a dobragem da direita para a esquerda. Tem que ficar um triângulo isósceles e não equilátero. Dá para entender? Amanhã a Leonilde explica melhor..

Riscos e Rabiscos disse...

hummmmm!!!!! fiquei com apetite!!! Devem ser uma delícia :-) qualquer dia vou espreitar a aula de 5ªf
Obrigada por partilhar a receita!

Riscos e Rabiscos disse...

Ahhh e parabéns pelas fotos, estão com uma qualidade formidável! O zoom faz maravilhas nas mãos de quem sabe ;-)

smileys smileys smileys

ViVa a PrImAvErA - clique e veja o desabrochar da Primavera. Prima no vidro da janela, aguarde um segundo e clique arrastando o rato pela tela toda, limpando a janela!

smiles
Eu respeito os direitos de autor. E tu?

Obrigado pelo comentário

Obrigado pelo comentário