23 de dezembro de 2008

Quem sabe o que é a Permacultura?

Permacultura é uma síntese das práticas agrícolas tradicionais com ideias inovadoras. Une o conhecimento secular às descobertas da ciência moderna, proporcionando o desenvolvimento integrado da propriedade rural de forma viável e segura para o agricultor familiar.

A permacultura, além de ser um método para planear sistemas de escala humana, proporciona uma forma sistémica de se visualizar o mundo e as correlações entre todos os componentes. Serve, portanto, como meta-modelo para a prática da visão sistémica, podendo ser aplicada em todas as situações necessárias, desde como estruturar o habitat humano até como resolver questões complexas do mundo empresarial.

Permacultura é a utilização de uma forma sistémica de pensar e conceber princípios ecológicos que podem ser usados para projectar, criar, gerir e melhorar todos os esforços realizados por indivíduos, famílias e comunidades no sentido de um futuro sustentável.

Pode.se dizer que os três pilares da Permacultura são: Cuidado com a Terra, Cuidado com as Pessoas e Repartir os excedentes==Utilização==

Água: captação, armazenamento, filtragem/purificação e utilização
Bioarquitetura e bioconstruções
Energias renováveis
Ecovilas.

Inf preparada a partir de dados retirada da Wikipédia

2 comentários:

helia disse...

Não, não sabia ! O que se aprende consigo e sem esforço nenhum! Basta consultar o seu blog...

Iscte 72-77 disse...

Muito obg. Tb tenho aprendido muito consigo, sobretudo puxa por mim e eu como sou briosa ponho-me logo a ver se aprendo, que de resto é uma coisa que eu adoro.Este tema Eu tb só aprendi antes de ontem e com os meus filhos! Achei tão interessante que efectuei uma pesquisa e coloquei inf diferente nos 2 blogs. Mas parece que há mais inf, vou continuar a pesquisar e um dia destes coloco outra mensagem s/ este assunto.

smileys smileys smileys

ViVa a PrImAvErA - clique e veja o desabrochar da Primavera. Prima no vidro da janela, aguarde um segundo e clique arrastando o rato pela tela toda, limpando a janela!

smiles
Eu respeito os direitos de autor. E tu?

Obrigado pelo comentário

Obrigado pelo comentário