27 de dezembro de 2008

Desfiar de vidas. Não andes à deriva....transforma contrariedades em desafios

Pode-me dizer que caminho devo tomar?
- Isso depende de onde quer ir.

In Alice no País das Maravilhas

Penso que já, há um ano, vos tinha abordado esta temática mas aqui vai de novo, pelo menos com outras palavras....
As tendências na minha família oscilam entre economia e...fotografia, vejam só!
Da segunda, andei a "falar.vos" um pouco por todo o ano.
Hoje, depois dos excessos natalícios, estamos em plena época de BALANÇO, não só no sentido restrito apenas financeiro, embora obviamente este tb apresente um peso cada vez maior, mas do DEVE e HAVER das nossas vidas.
Quer na relação que mantemos connosco próprios, no modo como nos empenhamos no desfolhar dos nossos sonhos e como conseguimos ultrapassar as contrariedades que a vida nos impõe transformando-as em desafios.
Quer no relacionamento que mantemos com os outros, as lições que retiramos dos aspectos gratificantes e alegrias e o modo como conseguimos suportar as irritações, as contrariedades e as invejas que mal-grado os nossos desejos sempre espreitam... e pior que tudo, perceber como nos podem prejudicar. A nós e aos nossos filhos. Um grande alerta para esta"rubrica"....
Talvez por deformação profissional, eu pego numa folha A4 e divido-a, isso mesmo, em 4. E visualizo-a como se fossem as abcissas e ordenadas. Em 4 quadrantes. Lembram.se? É uma personalização da SWOT Analysis.
Nessa folha faço o resumo do ano. Separando os pontos positivos, os negativos, o que eu pretendo e o que rejeito e do modo como tenho que me desfazer do que não quero. Tudo o mais claro e explícito possível. Tiro conclusões. Traço objectivos. Transformo-os em metas. Calendarizo-as e converto-as em actividades.

É tudo fácil...necessário só método e vontade de outra forma as nossas vidas flutuam ao sabor do destino ultrapassando o nosso controlo.... e VONTADE.

Amanhã falo-vos do controlo financeiro que é um subproduto deste de que acabei de parlamentar...

5 comentários:

Um Poema disse...

....

É esta análise do DEVE e HAVER de cada ano que tem que ser feita sem subterfúgios, se queremos melhorar o amanhã. O nosso e o dos outros.
Gostei da tua abordagem.

Feliz 2009!

Um abraço

Je Vois La Vie en Vert disse...

Tudo bem organizadinho, não é ?
Mas às vezes acontecem imprevistos...como cortes de electricidade em certas salas de aulas... ;)
Agradeço muito as suas palavras amaveis no meu cantinho.
Gostei imenso de conhecê-la e aprender consigo neste ano de 2008.
Vamos encontrar-nos de novo para o ano , não é ? :D
Desejo-lhe um FELIZ ANO NOVO , cheio de surpresas boas, de carinho e principalmente de saúde !

Beijinhos verdinhos

Iscte 72-77 disse...

Quando surgem os imprevistos entra o desenrascanso bem tipico português ou uma mão amiga como foi o caso ahahah...
Acho que o conhecimento só tem razão de existir quando partilhado em termos de intercambio como tb aconteceu com a Verdinha que me prestou uma bela ajuda que muito agradeço.
Claro que havemos de continuar a partilhar os nossos conhecimentos/aprendizagens.

Bjss e Feliz Ano NOvo para si e para todos os que me visitam.

helia disse...

Actualmente eu já deixei de fazer projectos para o futuro...Limito-me a viver o dia a dia o melhor que me é possível. Projectos só mesmo para o mesmo dia. Amanhã é outro dia e amanhã ao acordar , pensarei no que vou fazer!Mas o meu posicionamento em relação ao futuro e aos projectos, não é motivo para não lhe desejar muitos e bons Projectos para 2009
Um òptimo Fim de Ano e embora eu só faça projectos para o mesmo dia, digo-lhe: Até para o Ano e para as aulas de Informática e Obrigada por tudo

Violeta disse...

"Desfiar de vidas. Não andes à deriva....transforma contrariedades em desafios" eis um bom principio para 2009.
Felicidades

smileys smileys smileys

ViVa a PrImAvErA - clique e veja o desabrochar da Primavera. Prima no vidro da janela, aguarde um segundo e clique arrastando o rato pela tela toda, limpando a janela!

smiles
Eu respeito os direitos de autor. E tu?

Obrigado pelo comentário

Obrigado pelo comentário